A Saga para desvendar a Lei de Anistia de imóveis SP

No capítulo anterior…

Falamos sobre a o desdobro do IPTU, que não significa desdobro de lote. Exemplificamos algumas situações e explicamos como a Lei de Anistia de imóveis SP tornou estes processos mais simples e menos burocrático.

 

Capítulo 16) A regularização junto a Prefeitura não regulariza a documentação, mas é o primeiro passo 

Dando sequência à nossa saga, que busca explicar alguns dos principais pontos mais importantes da Lei de Anistia de imóveis SP, hoje falaremos sobre o primeiro passo para regularização de um imóvel, que se inicia na Prefeitura, mas que não pode parar por aí, pois isso significará que o imóvel não estará plenamente regularizado.

Ao contrário do que muita gente imagina, a regularização do imóvel não termina na Prefeitura, por isso é comum escutar que a regularização da obra não significa a regularização dos documentos.

A regularização da obra acontece junto a Prefeitura do Município de São Paulo, já a regularização dos documentos exige passos além…

Exatamente por isso é correto afirmar que que a regularização junto à Prefeitura não regulariza a documentação, mas é o primeiro passo.

Após a regularização do imóvel na Prefeitura é necessário regularizar o imóvel na Receita Federal, e depois, fazer a averbação no Cartório de Registro de Imóveis.

Ou seja, a documentação do imóvel só estará regular depois da averbação da correta e atual área construída no Cartório de Registro de Imóveis, e até lá, existem alguns processos a serem seguidos, iniciando na Prefeitura.

 

O primeiro passo da regularização…

Protocolar um pedido de regularização da obra é o primeiro passo para regularizar o seu imóvel. E este processo se inicia na Prefeitura.

O bom disso tudo é que através da Lei de Anistia de imóveis SP, que ainda está em vigor na capital paulista, o processo está mais simplificado. E o melhor, com benefícios, que vão desde a permanência de áreas superiores à permitida, até isenção de multas e penalidades.

Evidentemente, dependendo de análise.

Mesmo assim, é indiscutível que a Lei de Anistia de imóveis SP facilitou, e muito, este processo.

Hoje, por exemplo, a lei não contempla a exigência de comprovação do título de propriedade, logo, é possível adiantar algumas etapas para a regularização plena do imóvel, e ainda contando com benefícios, inclusive minimizando custos e tempo.

É sempre bom frisar que este tipo de facilidade nunca foi contemplado, ou seja, nas Leis de Anistia SP publicadas anteriormente, isso não era possível.

Bom, voltando ao assunto principal, o fato é que a simples regularização da obra, que necessita do crivo da municipalidade, não significa que a documentação do imóvel está completamente regular.

Mas, é realmente o primeiro passo para você regularizar o imóvel.

 

Para eliminar a confusão…

Já mencionamos, mas ainda vale a redundância: o imóvel só estará totalmente regular se o que consta na matrícula do Cartório do Registro de Imóveis for exatamente o que consta in loco, ou seja, o real.

Se isso não acontecer, você ainda está irregular, pelo menos quando se fala de documentação.

Quando se entra com um pedido de regularização de obra na Prefeitura, significa que o imóvel será analisado (e regularizado se você tiver uma boa assessoria) perante esta autarquia.

Cada repartição analisa conforme suas leis, normas e/ou regras. E um não interfere no outro, mas, uma análise depende do outro. E a ordem é a seguinte:

  1. Prefeitura e autarquias municipais;
  2. Receita Federal;
  3. Cartório de Registro de imóveis.

A regularização da obra na Prefeitura do Município de São Paulo está facilitada por conta da Lei de Anistia. Mas não seria prudente deixar muito tempo, mesmo porque a lei está há um bom tempo vigorando, e especula-se que terminará em breve.

Depois, os processos Receita Federal e no Cartório, permanecem idênticos.

 

O parceiro certo…

Para se aproveitar de todos os benefícios da Lei de Anistia de imóveis SP você precisa ter ao seu lado profissionais experientes e altamente capacitados, e isso você só encontra na Castro Engenharia!

Os profissionais da Castro Engenharia são especializados na aprovação de imóveis irregulares com base na Lei de Anistia de imóveis, pois alguns deles já trabalharam do outro lado, ou seja, já atuaram analisando este tipo de processo pela Prefeitura.

Consulte e comprove!

A Castro Engenharia possui a equipe mais qualificada da cidade, principalmente quando se trata de regularização de imóveis com base na Lei de Anistia de imóveis SP.

 

No próximo capítulo…

Dando sequência à Saga para desvendar a Lei de Anistia de imóveis SP, no próximo capítulo vamos falar um pouco sobre os coeficientes de aproveitamento, e a importância de respeitá-los.

Não deixem de acompanhar!