Nos últimos artigos nós falamos bastante sobre a Nova Lei de Anistia de Imóveis (lei 17.202/19) que foi sancionada pelo prefeito Bruno Covas dia 16 de outubro de 2019 e entrará em vigor no dia 01/01/2020.

 

Nestes artigos explicamos alguns detalhes muito importantes sobre a regularização de imóveis, pra você que é proprietário conseguir preparar, e organizar toda a documentação necessária.

 

Mas antes que você contrate qualquer pessoa pra cuidar do seu pedido de anistia, tem algumas dicas que preciso te dar pra fazer essa escolha com segurança.

 

A primeira dica é: nunca confie em um profissional dessa área, que você pergunta quanto custa e te responde sem ao menos analisar o seu caso. Parece algo pequeno, mas não é.

 

Seria o mesmo que você ir ao hospital porque está com dor de cabeça e sem fazer um exame sequer, o médico dizer que por R$ 5.000,00 vai te fazer uma cirurgia, e você nunca mais sentirá dor.

 

Você confiaria sua vida nas mãos de um profissional desses? acho que não né?

 

Então porque confiar o seu imóvel, e um processo que envolverá taxas, impostos e documentos que se o processo for indeferido (recusado) não serão devolvidos, nas mãos de alguém com essa atitude?

 

A segunda dica que tenho pra te dar é:

 

Não é porque o escritório é de engenharia, ou de arquitetura, que vão saber executar esse serviço.

 

O campo de atuação dentro da engenharia e da arquitetura é muito amplo, e geralmente os profissionais se especializam em uma determinada área.

 

Existem exceções, mas normalmente um engenheiro que atua na área de execução de obras por exemplo, não faz ideia de como funciona a burocracia dentro da prefeitura de São Paulo.

 

Assim como um Arquiteto que atua em design de interiores, ou projetos arquitetônicos, normalmente, também não entende muito sobre a legislação e como aprovar um projeto na prefeitura.

 

Como eu falei, existem exceções. Mas são poucas! Isso significa que quando for escolher o responsável pelo seu pedido de anistia, você deve se certificar que, além de saber cobrar, essa pessoa também sabe como fazer o serviço.

 

Então veja a quanto tempo atuam na área, veja se realmente trabalham com regularização de imóveis ou se o foco da empresa é outro.

 

E o mais importante de tudo, converse com essas pessoas.

 

Faça perguntas, mostre que você sabe o que precisa, e veja se essa pessoa realmente sabe falar do assunto, se essa pessoa realmente entende sobre a lei, se entende de regularização, se entende de projetos legais como de regularização de imóveis.

 

E se não sentir confiança, não vá em frente, procure outro escritório!

 

Terceira dica: De preferência para pagamentos parcelados.

 

Claro que geralmente é exigido uma entrada pra dar início ao serviço, até porque a fase inicial sempre tem custos para o escritório ou profissional, mas não aceite propostas pra pagamento à vista mesmo que tenha um grande desconto.

 

Eu sei que parece estranho, mas acontece o seguinte:

Esse tipo de processo é burocrático, e apesar de esperarmos que essa anistia seja mais rápida por ser feita por meio de processos eletrônicos, a aprovação ainda pode levar alguns meses e você precisa de uma garantia que receberá o que te prometeram não é verdade?

 

O pagamento parcelado, amarra este escritório a você!

 

Se você pagar à vista, o que te garante que em 5 ou 6 meses o seu processo não será comunicado e esse profissional já terá desaparecido?

 

Aqui na Castro Engenharia por exemplo nós parcelamos a sua regularização em várias parcelas, sem juros no cartão de crédito ou no boleto bancário, além de ter o acompanhamento até o final do processo sem custo extra.

 

Isso me leva a quarta dica: Antes de aceitar qualquer proposta vá até o escritório.

 

Veja se ele existe, vá tomar um café e conversar pessoalmente com as pessoas que ficarão responsáveis pela regularização do seu imóvel.

 

Quinta dica:

 

Leia o contrato, se você contratar um escritório realmente sério, vai existir um contrato.

 

Leia bem esse contrato, e veja o que está incluído no serviço que está contratando, dessa forma você evita surpresas, como por exemplo o não acompanhamento do processo.

 

E por último a sexta dica:

 

Quando seu pedido de anistia for protocolado, garanta que o escritório contratado te envie uma cópia de tudo que for entregue a prefeitura, principalmente a planta atualizada feita por eles e a ART, que é a Assinatura de Responsabilidade Técnica.

 

Eu digo isso porque, cansei de ver processos protocolados sem os documentos básicos, e que por conta disso tinham o pedido recusado logo no início da análise, mesmo depois de ter gerado um número de protocolo.

 

Como você já viu em outro vídeo o que é necessário entregar de documentação, se você solicitar uma cópia de tudo, já poderá ficar tranquilo quanto a isso.

A pessoa responsável por analisar seu pedido pode solicitar outras documentações complementares, mas se entregar tudo que é exigido por lei certinho, a chance é muito maior que o seu pedido seja aprovado imediatamente.

 

Espero que realmente tenha ajudado você, e que dê tudo certo com a regularização do seu imóvel.

 

Então comece a separar a sua documentação pra garantir que vai conseguir fazer seu pedido de anistia até 30 de março de 2020, que é o prazo limite estabelecido pela lei aprovada.

 

E se estiver com dúvidas e precisar de ajuda com isso, entre em contato com um dos nossos especialistas da Castro Engenharia, pois estamos prontos para te orientar e te guiar até o final do seu processo de Anistia.

 

Quer saber mais? Acesse nosso novo portal sobre a Anistia de Imóveis de SP: www.anistiaprefeiturasp.com.br